sexta-feira, 12 de agosto de 2011

COMO NOSSOS PAIS

Neste domingo, 14 de agosto, é comemorado o Dia dos Pais e, diante dos recentes acontecimentos, resolvi fazer uma análise de como uma relação tão sublime pode ser tão promíscua. O primeiro fato refere-se a fortíssimos indícios de corrupção e enriquecimento ilícito em cenário nacional e o segundo, a anulação de um concurso público local por indícios de fraude. Ambos os casos possuem em comum o envolvimento em negócios – ou negociatas para quem preferir – e facilitações, graças às funções privilegiadas dos pais dos envolvidos.
 
            No cenário nacional, já foi exaustivamente comentado o enriquecimento rápido e grandioso do filho do ex-ministro Alfredo Nascimento, Gustavo Pereira. Aqui em Manaus essa notícia é ‘requentada’, antiga. A grande maioria da população desconfiava há bastante tempo desse “ultra-mega-blaster jungle business boy”.  Agora que a notícia foi vinculada em âmbito nacional, esperamos que um dia possa ser dada uma resposta plausível se este enriquecimento foi lícito ou ilícito. Porque, aparentemente, este jovem milionário do Amazonas é um prodígio, visto que sua empresa aumentou e muito o patrimônio em poucos anos (espantosos 86.500%!!!). Como resposta a esta realidade, ouvimos apenas bravatas e gritos esperneantes do genitor desta “mente brilhante”. Talvez Gustavo tenha herdado o dom dos números do pai que, além de ser formado em Letras, é matemático. E aí, quem sabe, a habilidade com os números possa ser genética.

Pois bem. No dia 26 de junho de 2011 foi realizado aqui em Manaus (cidade onde, para alguns, não existe civilização) o concurso para a Defensoria Pública do Amazonas. À Defensoria incumbe, em regra, prestar assistência jurídica integral e gratuita às pessoas que não podem pagar pelos serviços de um advogado, sendo a defesa dos financeiramente hipossuficientes sua função típica. Uma função nobre de quem defende os mais desprovidos. Ocorre que a atitude do filho do Defensor Público Geral não foi tão nobre assim.

Só abrindo um parentêse. Este concurso teve mais de cinco mil inscritos, as provas foram organizadas e elaboradas por um desconhecido órgão: o Instituto Cidades. Neste certame, mais de 60% dos candidatos eram oriundos de outros estados, ou seja, muitos tiveram gastos com passagem, hospedagem e alimentação. Fecha parêntese.

Mas continuando, se sobra nobreza nos objetivos e princípios da instiuição Defensoria Pública, os fortes indícios apontam que estes faltaram ao Defensor Público Geral Tibiriçá Holanda ‘PAI’, ao seu filho e aos seus colegas (alguns filhos de autoridades municipais e de pessoas influentes no estado). Descobriu-se que, Tibiriçá Holanda FILHO que, na primeira fase teria supostamente feito 80 pontos (de 100 possíveis) na realidade fez apenas 50! E o impressionante é que seus colegas (ou comparsas – a justiça dirá) obtiveram a mesma pontuação no resultado oficial, mas da mesma forma, não tiveram pontuação suficiente para a  aprovação no concurso. Na verdade se um dos objetivos da Defensoria é a defesa dos hipossuficientes, acredito que o Defensor Público Geral tenha se valido do mesmo princípio para o seu filho: ele é um ‘concurseiro hipossuficiente’. Aí, como diria o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, “tá explicado!” Por fim, o concurso foi anulado. Mas isso não repara a decepção e indignação para candidatos que se preparam arduamente, muitos fazendo de seus estudos uma verdadeira profissão, abdicando, muitas vezes, do lazer e da companhia da família para almejar, de forma lícita e dentro de uma concorrência leal, os seus objetivos.

Espero que nesse dia dos pais, exemplos como os citados acima sejam, de verdade, uma minoria ínfima. Que tenhamos filhos dignos, melhorados das imperfeições dos seus pais, permitindo, assim, que os bons ensinamentos prevaleçam e que sejam verdadeiros legados para as futuras gerações. Dessa forma, poderemos prevenir que relações inescrupulosas entre pais e filhos não se transformem em um ‘câncer social’.

Por derradeiro, vale lembrar, ao falarmos no dia dos pais e de seu importante papel na formação de indivíduos justos e éticos,  a velha frase de Che Guevara ‘Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás!

Feliz Dia dos Pais!!













OBS: Estou postando três músicas em homenagem a esse dia, principalmente para aqueles cujo os pais já não estão mais em nosso meio, aqueles que por qualquer motivo estão longe fisicamente e para os futuros pais. Que as lembranças boas acompanhem as belas letras dessas canções.

Naquela Mesa - Zélia Ducan, Hamilton de Holanda e Nilze Carvalho

Espelho - João e Diogo Nogueira

O filho que eu quero ter  - Toquinho

Um comentário:

  1. Pois é,Arthur! Infelizmente,em alguns casos,a corrupção é genética! Ótima análise! Gostei disso: "No dia 26 de junho de 2011 foi realizado aqui em Manaus (cidade onde, para alguns, não existe civilização)..."!

    Estou acompanhando o caso desse rapaz manauara! Tão jovem,tão rico! Será que licitamente????? hahahahaha

    ResponderExcluir