sexta-feira, 14 de outubro de 2011

AOS PROFESSORES DE VERDADE, O MEU RESPEITO!

Para uns o Dia dos Professores é sinônimo de festa, para outros de reflexão e para outros um dia sem importância. Prefiro a segunda opção. Ingressar no magistério, antigamente, era sinônimo de uma verdadeira vocação, um “sacerdócio educacional”. A figura do mestre era parâmetro de retidão e sabedoria. Era um ser praticamente inquestionável em suas ações. Mas o mundo mudou. E assim também o professor teve que se inserir nessas transformações.

            A evolução política, social e econômica mudou não só o comportamento do aluno em nossa educação, mas principalmente o professor do século XXI. As inovações tecnológicas e transformações estruturais e pedagógicas exigem deste profissional uma atualização constante e suas obrigações tornam-se cada vez maiores. Retrocedendo um pouco no tempo percebemos que durante a ditadura era mais fácil ao professor coibir qualquer tipo de comportamento inadequado dos alunos. Ora, era claro que o autoritarismo não se restringia ao poder executivo. Reflexos dessa prática autoritária eram vistos em sala de aula na figura de muitos professores que encarnavam os verdadeiros generais da sala de aula. Para a família o professor era o senhor da razão mesmo que muitas vezes não a tivesse. Era a verdadeira personificação de saber e obediência. Alguns podem afirmar que possuíam exceções. Graças a Deus!

            Passado o período ditatorial em nosso país, as conquistas políticas conduziriam os rumos da educação. Estudei o Ensino Fundamental  e Médio durante os anos noventa e muitos professores encontravam-se divididos. Não sabiam muitas vezes ter um equilíbrio entre o autoritarismo e a nova geração que estava sendo regida agora pela Lei Darcy Ribeiro (9.394/96) - estando esta completamente de acordo com a nossa “Constituição Cidadã” de 1988. Neste contexto, a função do professor não se restringia unicamente ao ensino. Assim como o caixa de um supermercado que, além de checar a quantidade de valores dos produtos, passava também a pesá-los e empacotá-los, o professor passou a assumir além das funções pedagógicas, funções administrativas e psicossociais. Por sua vez os alunos passaram a ser agentes ativos, questionadores e críticos, cobrando os seus direitos como estudantes e cidadãos.

            Também como consequência da Lei Darcy Ribeiro, houve um crescimento significativo das faculdades particulares o que propiciou a entrada de pessoas que jamais pensavam em cursar o ensino superior e que anteriormente era praticamente restrito às faculdades públicas o que tornava a concorrência altíssima. Mas como nem tudo são flores, assim como quem cursava medicina era geralmente quem possuía uma vocação e tinha uma identificação com o curso, não foi diferente na área educacional. Inúmeras pessoas resolveram e ainda resolvem cursar o ensino superior na área educacional por serem cursos mais baratos e de mais fácil aprovação. Sem uma fiscalização ativa que faça uma limpeza em instituições de ensino superior que mais se parecem com os supermercados (compre uma e leve duas!), vamos sofrendo com a formação de péssimos profissionais na área educacional que estão ali para fazer um bico ou que transformam a sala de aula em trampolim para novas aventuras. E com isso quem perde é a nossa sociedade.

            Aprendi em casa com meus irmãos, desde cedo, o valor e as responsabilidades de ser professor. Posteriormente, passei a valorizar ainda mais ao exercer e abraçar essa profissão com muito afinco. Casei-me com uma pedagoga que me fez enxergar o lado das professoras responsáveis pela coordenação pedagógica. Sou genro de outra pedagoga que é supervisora de ensino. Minha vida, portanto, é envolta pela educação. 

            Por isso desejo a todos aqueles colegas professores que verdadeiramente no seu dia-a-dia exercem com muita responsabilidade – nos planejamentos, corrigindo provas, reuniões ordinárias e extraordinárias, aulas extras e etc –  e amor, mesmo com todos os desafios que nos são impostos, com todas as injustiças e desvalorização cometidas pela sociedade, pelo descaso das políticas educacionais em nosso país que muitas vezes nos são igualmente impostas, UM FELIZ DIA DOS PROFESSORES!
 
  Deixo por último, a célebre frase do professor William Arthur Ward, que diz “... o professor medíocre conta. O bom  professor explica. O professor superior demonstra. O grande professor inspira.”
                

6 comentários:

  1. Que texto lindo e verdadeiro. Minha mãe é professora, e, por isso, emocionei-me neste final do seu texto, pois posso dizer que ela é uma grande e excelente professora. Muitos estudantes decidiram fazer o curso de letras inspirados em sua metodologia para ensinar.

    Parabéns àqueles que realmente são professores, amam o fazem (APESAR DAS ADVERSIDADES DA PROFISSÃO)e que fazem a diferença na vida de tanta gente.

    Tenho muito orgulho dos professores que já tive, e imensa honra em ter aprendido tanto com todos eles.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu texto, também fui cercada por professores na família e minha escolha por essa profissão é por que acredito que o que pode mudar o Brasil e o mundo é a educação.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu texto..adoreiiiii....e republiquei no meu FB! Abração...

    ResponderExcluir
  4. Que texto incrível! Parabéns descreveste a arte de ser professor muito bem. Parabéns Professor que seu dia seja repleto de reflexões e carinho.

    http://susimao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto! Mas infelizmente as coisas que vivemos como professor não nos inspira tanto quanto antigamente!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo seu texto, realmente ele descreve toda uma situação que vivemos em nossa época como alunos, e que presenciamos hoje com a educação de nossos filhos. Ontem vi no Fastastico um exemplo que me comoveu; uma pessoa com um dom de mudar vidas... e isso, não tem preço.

    ResponderExcluir